domingo, 5 de outubro de 2014

Resenha: Dexter - The Final Cut

por Giselle Lupepsa

Obra escolhida para o Desafio Literário de setembro: serial killer
Autor: Jeff Lindsay
Editora: Doubleday
Ano: 2013
páginas: 368



Comecei “Dexter” pelos livros e só depois assisti à série. Deve ser por isso que gosto tanto da caracterização dele nos livros. Ele é um sociopata e um assassino em série de criminosos que vive pelo código de Harry - seu pai adotivo, oficial de polícia -, que exige que Dexter consiga comprovar que suas vítimas, em sua maioria assassinos ou pedófilos, sejam realmente culpadas antes de matá-las. Harry também ensinou Dexter a se encaixar na sociedade, simulando o comportamento de uma pessoa comum. Eu tenho que dizer que este livro foi provavelmente um dos meus menos favoritos da série, porque Dexter tem sentimentos e não segue o código de Harry!!! E o pior, se apaixona por uma estrela de Hollywood.A parte serial killer meio que ficou em segundo plano neste livro, tudo ficou centrado em sua vaidade e seu caso com a atriz. 
Na verdade, tudo que faz de Dexter meio que ficou de lado e não gostei. O livro tinha o potencial de ser um bom Whodunit (quem fez isso), mas como o foco do livro foi a vida sexual e sentimental de Dexter descobrimos a identidade do assassino quase que imediatamente. A tática empregada pelo autor para fazer-nos questionar a identidade dele foi tentar desviar nossa atenção com mais alguns assassinatos após o principal suspeito ter "desaparecido".
Parece que o livro foi escrito por outra pessoa, porque Dexter é outra pessoa. Fiquei chocada e passada por Dexter trair Rita. A insensibilidade em sua decisão de abandonar deixar sua vida para trás e seu distanciamento de Astor e Cody foram tão diferente do Dexter dos seis livros anteriores, porque apesar de Rita ser apenas uma máscara as crianças e seu "treinamento" são importantes para ele. E a ideia dele abandonar a vida perfeita que ele criou por uma mulher e pela perspectiva de fama foram decepcionantes. Definitivamente não parece o livro sobre o Dexter típico, mas ainda assim em alguns momentos você consegue vislumbrar sua personalidade.

Espero que esse não seja o último livro da série, porque uma série tão boa acabar com um livro tão medíocre seria uma vergonha.

Nenhum comentário: