sábado, 13 de setembro de 2014

Tubo 5: Livros prum fim de semana chuvoso

por Pri e Matheus


Aqui em Curitiba é inevitável, quase sempre os fins de semana são chuvosos. Às vezes, para ajudar, não há nada mais para fazer, ficar apenas em frente à TV ou do computador é muito tedioso. Foi pensando em fins de semanas chatos, que indicamos 5 livros para serem lidos rapidinho, e que com certeza fará de seu sábado e domingo mais proveitosos.

  • A Megera Domada - Shakespeare
Para começar, uma comédia leve. Quem não conhece a famosa história de uma garota amarga (Catarina) que não pensa de forma alguma se submeter aos homens, como era de praxe naquela época? Catarina é uma mulher, digamos, bem feminista! Com seu jeito ácido, afasta todos os pretendentes, o que deixa sua irmã mais nova, Bianca, em desespero, pois esta só poderá casar tão logo aquela case. E então, o resto vocês já sabem o que vai acontecer. Mesmo uma história batida, que a Globo fez questão em referenciar desgraçadamente, a melhor versão cinematográfica (em nossa opinião) foi 10 coisas que odeio em você!
A obra de Shakespeare (como sempre) é cheia de reviravoltas, em que discute amor e casamento, tornando a obra atual até hoje.

  • Um Inimigo do Povo - Ibsen
Esta obra também é uma peça, e embora seja um tema mais crítico que a obra anterior, de fato é uma leitura rápida, mas não menos valorosa.
A história se passa em uma pequena cidade da Noruega, em que o Dr. Stockmann é um médico que questiona algumas coisas que ocorrem no local. Esse choque de opinião, torna o doutor alvo da mesquinharia de toda a comunidade, então, o homem que era para ser considerado um salvador, passa a ser O Inimigo. Ibsen possui característica muito marcantes, e esta obra trata sobre as contradições humanas e a falência do indivíduo diante da unanimidade.

  • Pagador de Promessas - Dias Gomes
Em nossa lista mais uma obra em forma de peça teatral. Nesta obra, Dias Gomes narra o emocionante calvário do simplório Zé do Burro, que para cumprir a promessa feita a Iansan, a quem pediu pela cura de seu burro, divide seu único bem de valor (seu sítio) entre os lavradores pobres e se dispõe a andar 7 léguas carregando uma pesada cruz de madeira, a fim de deixá-la no interior da igreja de Santa Bárbara, em Salvador.
Por Iansan não ser um mito cristão, as autoridades católicas se opõem com a entrada do "herói" no sagrado recinto. Contudo, Zé do Burro mantém-se firme em sua promessa. Por causa de sua obstinação e fé, o desfecho da história é dos mais empolgantes do teatro contemporâneo, sendo referência inclusive universal. O Pagador de Promessas: serviu de tema ao filme do mesmo título, ganhador da Palma de Ouro do Festival de Cannes de 1962.

  • Tocaia Grande - Jorge Amado
Apesar de ser um livro de suas mais de 400 páginas, realmente li em um fim de semana. A narrativa de Jorge Amado é muito envolvente, parece que nos transportamos para dentro do livro, bem como a presença de personagens muito bem definidos, fortes, independentes e alguns muito solitários. 
A história de Tocaia Grande fala a respeito da formação de uma cidade nordestina no início do século XX, marcada pela violência e disputa de terras.
Com a prosa leve e bem-humorada de sempre, Jorge Amado relata a união profunda e os laços de afeto que se desenvolvem entre os habitantes de Tocaia Grande, e que serão responsáveis pelo crescimento do povoado e por sua resistência à pressão da Igreja e do poder político-econômico para se enquadrar no sistema coronelista.

  • Cenas Londrinas - Virgínia Woolf
Obra póstuma, que faz uma compilação de seis crônicas (uma delas descoberta somente em 2005, na biblioteca da Universidade de Sussex, e nunca antes publicada em livro), nas quais Virginia Woolf confirma sua paixão por Londres.
Aquele clima sempre cinzento e úmido, os transeuntes, grandes personalidades, as comparações inteligentes, o ponto de vista prático, nos transporta para as ruas londrinas muito facilmente. Isto é, voltamos no tempo e passeamos por uma Londres dos anos 30, sendo guiados por uma das mais talentosas escritoras.

Um comentário:

Unknown disse...

Adorei as dicas de livros!! A megera domada e cenas londrinas estão na minha lista! Sei que isso é chato, pra caramba, mas, se tiver um tempinho numa tarde chuvosa, da uma passadinha no meu blog.http://coisasdeumanna.blogspot.com.br. Um beijo!!