segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Resenha: Quem é você, Alasca?

por Giselle Lupepsa

Obra escolhida para o Desafio Literário, mês de agosto: Título que contenha nome próprio
Autor: John Green
Editora: WMF Martins Fontes
Ano: 2010
Páginas: 229




Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".
O primeiro livro de John Green, Quem é Você, Alasca? é dividido em duas partes: antes e depois. Essa divisão e os capítulos que começam com quantos dias antes (e depois) dão um ar de suspense a história. Mesmo quando Gordo está curtindo a vida em Culver Creek, você fica na expectativa porque é tão claro que alguma coisa vai mudar tudo na segunda parte do livro. 

Na verdade, eu gostei principalmente da segunda parte do livro onde um acontecimento meio inesperado afeta vários personagens. Não posso contar nada dessa parte porque seria um super spoiler.

Eu só queria que a história em geral não fosse tão dependente do clichê da garota linda meio maluca que deixa todos os garotos ao seu redor apaixonados. No final, Quem é Você, Alasca? é apenas mais um livro adolescente divertido, mas nada memorável.

Um comentário:

Just Books disse...

Não consegui gostar nenhum pouco da Alasca e isso acabou influenciando na minha opinião sobre o livro.

Eu gostei do modo como o autor introduziu e trabalhou a questão das últimas palavras, achei isso bem interessante, mas tirando isso foram poucas coisas que me agradaram.

Adorei a resenha!

Beijo,
Naty.