quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Resenha: Em busca de WondLa

por Evelin Shamps

Desafio Literário do mês de agosto: Nome próprio no título
Autor: Tony Diterlizzi
Editora: Intrínseca
Ano: 2012
páginas: 398



 Em busca de WondLa conta a história de Eva Nove, uma garota de 12 anos que mora em um santuário subterrâneo, que é invadido por um caçador que a persegue pelos confins do mundo. Ela foge junto com sua mãe de criação, uma robô criada apenas para educar Eva.
Elas nunca haviam estado na superfície, e quando saem, deparam-se com um mundo novo, que não constava em seus registros. No meio da fuga, elas conhecem Andrílio, um habitante do mundo que as acompanha em sua jornada.

Esse livro é extremamente empolgante, as ilustrações são feitas pelo próprio autor, o que faz com o leitor tenha a mesma imagem que o autor imaginou (ele ilustrou também as Crônicas de Spiderwick), e seu desfecho é surpreendente, deixando o leitor de boca aberta.
 
O autor usa muitas palavras criadas para auxiliar a narrativa, como 'varabum' ou 'casacolete'.


Essa série é uma trilogia (Em busca de WondLa, Um herói para WondLa e A batalha de WondLa), sendo que o último ainda não foi lançado em português.
Esse livro tem um recurso de mídia que ajuda a visualizar o mundo de Orbona, basta você ligar a webcam no site do livro e posicionar os desenhos especiais que tem no livro, fazendo isso você abre um mapa virtual em 3D e com sons, mostrando por onde Eva e seus amigos passam; além de joguinhos que são controlados pelos desenhos do livro.

Não dá para saber se a palavra WondLa é realmente um nome próprio ou nome de um lugar, mas arrisquei mesmo assim.



Nenhum comentário: