terça-feira, 1 de julho de 2014

Resenha: Maldito Karma

por Giselle Lupepsa

Obra escolhida para o Desafio do mês de junho, comédia.  
Autor: David Safier  
Editora: Planeta do Brasil
Ano: 2010  
páginas: 288
 
 Sinopse
A apresentadora de televisão Kim Lange está no melhor momento de sua carreira. E é justamente nesse momento que sofre um acidente e morre de forma bastante inusitada - é atingida pelo banheiro de uma estação espacial russa! Logo depois de sua morte, Kim se dá conta de que praticamente só acumulou mau karma durante sua vida: traiu seu marido, foi displicente com sua filha e magoou muitos dos que a rodeavam. Em pouco tempo, percebe qual será seu castigo - em um formigueiro, com uma cabeça enorme, duas antenas e seis patas -, Kim descobre que foi transformada em uma formiga. Mas é claro que ela não terá paciência de ficar recolhendo migalhas e migalhas de pão até conseguir reverter os erros cometidos durante sua existência. Além disso, não pode permitir que seu marido seja consolado por outra mulher! Muito menos tolerar que sua filha tenha outra mãe. Só há uma saída - acumular bom karma para ascender na escala da reencarnação e, assim, talvez conseguir se reaproximar de sua família. Porém, o caminho para deixar de ser um inseto e converter-se em algo um pouco mais evoluído é duro e está repleto de adversidades.

Lendo a sinopse, achei que deveria ser um livro muito engraçado. Ledo engano! Há passagens muito divertidas, mas a maioria é bem forçada. Não sei se o problema sou eu que não gosto muito de comédias ou o autor que não me convenceu tentando retratar o ponto de vista feminino. Pode ser que o humor alemão seja bem diferente do que estou acostumada, mas achei mais drama que comédia. Seria uma comédia dramática? Porém nem assim me convenceu.

As partes mais engraçadas são as primeiras reencarnações da Kim, quando ela ainda é uma formiga. Quando somos apresentados ao seu colega de reencarnação Casanova, sim é o Casanova que você está pensando, que já está nesse negócio de reencarnação há séculos, mas nunca evolui. Depois que Kim descobre que precisa acumular karma bom para em cada vida reencarnar em um ser mais evoluído, acaba o humor e vira uma corrida para tentar virar humana e reconquistar seu marido.

Outro ponto negativo pra mim foi o romance no livro. Mesmo ela sendo uma bruxa, parece que exercia uma atração irresistível nos homens que cruzavam seu caminho. Talvez se mostrasse que os homens estavam atrás do sexo me convenceria mais, mas apaixonados por uma pessoa tão egoísta mesmo depois de tanto tempo? Muito bobo, estilo livros romance de banca.

O final é direto de Hollywood, existe uma redenção para quase todos. Sorte que é uma leitura que flui bem, mas nada memorável.

Nenhum comentário: