sábado, 7 de junho de 2014

Resenha: Os Instrumentos Mortais – Cidade dos Ossos (livro 1)



por Evelin (Shamps)

Obra escolhida para o Desafio Literário de Maio
Autor: Cassandra Clare 
Editora: Galera
Ano: 2013 
páginas: 459






Clary Fray é uma adolescente normal até presenciar um assassinato em uma boate e se ver envolvida nos assuntos dos Caçadores de Sombras, pessoas que tem sangue meio angelical e que caçam demônios. A partir daí sua vida muda drasticamente após saber que ela tem muito mais a ver com esse mundo do que ela possa imaginar.


Cidade dos Ossos é o primeiro livro da série Os Instrumentos Mortais que narra as aventuras de Clary, Jace, Isabelle, Alec, Simon, Luke e Magnus Bane.

Cassandra é uma excelente escritora me fazendo ler esse livro em duas semanas (coisa rara, porque leio muito devagar) e já engatando a sequência. A escrita é suave, dinâmica, bem detalhada (você se sente realmente em NY), ela não deixa pontas soltas na história e os livros não acabam de forma abrupta. As personalidades de cada personagem são bem construídas, fazendo com que o leitor saiba quem está falando sem ela precisar citar o nome. O universo criado por ela é bem estruturado e interessante com lobisomens, vampiros (que não brilham), anjos, demônios, fadas etc.

A série de TMI conta com seis livros, a série Peças Infernais com três livros, a série As Crônicas de Bane com dez livros digitais (que logo terá versão impressa), O Códex dos Caçadores de Sombras, além de mangás e outros spins-off. Há a possibilidade de mais três séries futuras nesse mesmo universo (The Dark Artifices, The Last Hours e The Wicked Powers).

O livro inspirou o filme de mesmo nome, que como já era de se esperar, é bem diferente do livro, mas eu gostei mesmo assim. Não deixa de ser uma boa história.


Trailler do filme

Um comentário:

Giselle disse...

Li na época que lançaram o filme e gostei, mas o filme além de ser um desastre deu spoiler acho que até do terceiro livro :/