terça-feira, 6 de maio de 2014

Resenha: Jogos Vorazes

por Mee


Obra escolhida para o Desafio Literário de Abril  
Autor: Suzanne Collins 
Editora: Rocco - Jovens Leitores 
Ano: 2010 
páginas: 397






O primeiro volume da Trilogia Jogos Vorazes se passa num futuro após a queda da América do Norte, na cidade Panem que tem sua capital e seus distritos. A história tem como narradora sua protagonista Katniss, que mora num distrito paupérrimo. Dedicada à sua família, assume a posição de líder da casa após a morte de seu pai, caçando, fazendo escambo e comerciando para alimentar sua mãe, sua irmã e um gato.
Tudo muda no dia em que há a seleção dos participantes para os Jogos Vorazes, que é um estilo de reality show o qual é assistido por todos os cidadãos, e que obriga a crianças (sempre escolhido dois de cada Distrito – um menino e uma menina – entre 12 a 18 anos) a se matarem violentamente até restar um único jogador. Prim, a irmã mais nova, é selecionada em meio a vários papeizinhos e Katniss se oferece como tributo para os jogos no lugar da irmã.
Os Jogos Vorazes foram criados por idealizadores da Capital e com o aval do Presidente Snow, para lembrar os 12 distritos dos dias negros, que foi uma época marcada pela revolução do Distrito 13, atualmente extinto, contra a opressão e alienação do governo, obrigando então os demais distritos a enviar todos os anos novos tributos para o reality show.
Existe uma ótima crítica à nossa sociedade por trás desta história. Uma sociedade na qual as pessoas consomem a mediocridade do reality show enquanto há tantas guerras a serem travadas fora da TV.
Há muita ação no desenrolar da história, mas não é maçante com detalhes extensos já que é do ponto de vista da protagonista e nem sempre ela está nos lugares que acontecem as ações. Também gostei muito da abordagem do romance entre Katniss e Peeta. Que começa despropositadamente, cresce e nem Katniss mesmo percebe o quanto ela gosta de Peeta.
Li outros títulos com o tema distopia e fui muito infeliz, mas esta obra que escolhi realmente me empolgou e acabei lendo toda a trilogia. Recomendo muito.
 

Nenhum comentário: