sábado, 3 de maio de 2014

Resenha: Feios

por Liz Sumeragi



Obra escolhida para o Desafio Literário de Abril  
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera Record 
Ano: 2012
páginas: 415




A história se passa 300 anos no futuro. Depois de um evento catastrófico, a humanidade como é hoje não existe mais. As cidades passaram a ser autossuficientes,
mas, de certa forma, dependentes do metal que nós, “Enferrujados”, deixamos para trás. Apenas alguns grupos de pessoas restaram agrupados em pequenas cidades pelo Planeta todo, e totalmente separadas da “natureza selvagem” e das ruínas do mundo que deixamos para eles.


Esse é o mundo em que ser normal é ser feio. As crianças crescem sendo condicionadas a desejar com fervor quase religioso o momento em que, no dia em que completam 16 anos, a cirurgia que os deixará perfeitos será realizada. Nesse mundo, o governo banca absolutamente tudo. Desde os colégios dos feios até as festas e bebedeiras dos novos perfeitos. Apenas após a cirurgia que transforma dos “novos perfeitos” em “perfeitos de meia-idade” é que as pessoas precisam se preocupar com trabalho.

É nesse cenário que Tally, uma garota que cresceu sonhando e desejando e esperando a cirurgia, vive. Seu melhor amigo havia acabado de ser submetido às cirurgias e ela aguardava ansiosamente pela sua vez, em aproximadamente três meses. Porém, no meio do caminho, Tally conhece Shay, uma garota que não está tão certa assim que deseja passar pelas cirurgias obrigatórias.

Shay ouviu rumores sobre uma resistência se formando e fugiu para se juntar a eles. Os rebeldes não confiam nesse mundo perfeito e preferem viver entre “iguais” na natureza selvagem. Eles preferiram fugir a passar pela cirurgia.

Após a fuga de Shay, Tally se vê envolta a acontecimentos além de seu controle, no meio de uma conspiração e precisa decidir se o que ela sempre sonhou é o que ela realmente deseja. O mundo perfeito pode não ser assim tão perfeito.

O livro é acima de tudo uma crítica social. Os “feios” são educados sobre como nosso mundo funcionou, onde nem sempre o mais capaz, e normalmente o mais bonito acaba conseguindo as melhores oportunidades. Aprendem também como nossa cobiça e desperdício de recursos os levou ao mundo em que vivem agora. 

Porém, a escrita do autor tem um ritmo extremamente lento. Irritantemente lento em alguns momentos. E o livro não seria machucado com umas 100 páginas a menos. Seguir a rotina da Tally se tornou cansativo. E o romance parece que só foi adicionado unicamente com as intenções de fazer Tally mudar de ideia e criar conflito. Aliás, Tally é uma garota extremamente volúvel, e carente. Ela adora ser o centro das atenções, chegando a mentir (e aumentar seus feitos em algumas histórias) para as pessoas prestarem atenção nela. Como protagonista, ela deixa muito a desejar.

Mas enfim, que venham os próximos dois livros da série, mais o Extras (que é o livro 4 da série, apesar de não contar uma história intimamente relacionada à trilogia original).

Apesar de os direitos da obra terem sido adquiridos em 2011 pela Davis Entertainment, apenas em 2013 boatos sobre um filme voltaram a aflorar, apesar de o autor afirmar que ainda estão longe do momento de conversar sobre escalação dos atores.

Booktrailer 

Nenhum comentário: