sábado, 19 de abril de 2014

Tubo 5: Eventos



Neste mês de abril resolvemos fazer uma coluna um pouco diferente devido aos inúmeros eventos que participamos, por isso, em vez de escrevermos 5 dicas de alguma coisa, falaremos de tudo o que ocorreu nesses últimos dias.



  • FESTIVAL DE TEATRO DE CURITIBA

Para quem não conhece, o Festival de Teatro de Curitiba foi idealizado por Leandro Knoplholz e Carlos Eduardo Bittencourt, e organizado com a ajuda de Cássio Chamecki e Victor Aronis. Ocorre anualmente e neste ano completou 22 anos de existência.
O FTC tem duração de aproximadamente duas semanas e conta com produções teatrais nacionais e internacionais, tornando-se referência nas artes cênicas do Brasil.
Os espetáculos são divididos em Mostra Oficial, Fringe e outras atrações que ocorrem nos dias do Festival.
E neste ano, para iniciar o mês com o pé direito, conseguimos conferir algumas das atrações que fizeram parte do cronograma do Festival.

Foto: Divulgação do FTC


Gastronomix é uma quermesse da alta gastronomia que ocorreu no fim de semana de 05 e 06 de abril (últimos dias do FTC). O pátio do MON é transformado em um ponto de encontro para degustação de muitos sabores, tudo decorado e mesas grandes para serem compartilhadas entre os gulosos frequentadores que decidem passar um fim de semana diferente.







Peças                        
Foto: Divulgação Teatro Bom Jesus
O FTC tem muitas opções de peças, tanto na Mostra Oficial quanto no Fringe, é impossível assistir a todas, mas também deixar de assistir pelo menos uma é imperdoável. Neste ano, acompanhamos as peças Contrações, com Débora Falabella, e a Trilogia dos Sonhos, da Cia Sala Escura.
A peça Contrações se passa no ambiente corporativo, discutindo uma questão que ainda é muito questionada em algumas empresas: os funcionários podem ou não envolverem-se entre si. Em pleno século 21, muitas organizações têm mudado essa visão, e a peça aborda uma questão bem retrógrada quanto ao envolvimento amoroso entre colegas. Todo e qualquer tipo de relacionamento deve ser comunicado ao superior. É uma tragicomédia bem interessante.

As peças que envolvem a Trilogia dos Sonhos são É culpa da vida que sonhei ou dos sonhos que vivi, Memória inventada no sonho de alguém e Pesadelo e foram divididas em três dias e misturam um pouco de drama, romance e suspense. Os três espetáculos relatam sobre o universo onírico que se fundem um pouco com a realidade.
A primeira, conta a história de Alex, um escritor bem-sucedido que, sob a pressão de entregar à  editora seu novo livro, passa a não mais distinguir o que é realidade e o que é criação literária.  Em “Memória inventada no sonho de alguém”, o tema central é o amor. Com uma teoria muito interessante sobre as fronteiras entre o sonho e a realidade. A terceira parte da trilogia percebe-se claramente a inspiração das obras de Lewis Caroll e Tim Burton, propondo-se a explorar o lado sombrio do plano onírico investigando medo e o lado obscuro de nossos sonhos.
A trilogia valeu-se de uma união muito interessante de música (músicos em cena), arte audiovisual, circo e dança. Valeu a pena.


  • EVENTOS LITERÁRIOS
Divergente - Convergente

Na quinta-feira, dia 10, participamos do evento organizado pelo SagaViaHP na Livrarias Curitiba, para a pré-estreia de Divergente. E no dia 12, pelo Curitibooks na Livraria Saraiva, o evento para o lançamento do terceiro livro da série: Convergente.
Ambos os eventos contaram com gincanas e premiações para as melhores equipes, e também sorteio de prêmios.
Nestes eventos, alguns dos Culturadores foram os sortudos premiados com ingressos para a pré-estreia \o/, que ocorreu no dia 14.


Confiram as fotos dos três eventos na nossa página do Facebook.



Romances de época

Neste evento organizado pelo Thalles Marques, do blog Our Cup of Tea, juntamente com a Editora Arqueiro, falou-se um pouco sobre alguns romances de época e o que eles representam para o mundo literário. O mais interessante desse evento é que ocorreu em 24 cidades, com mediadores diferentes, e focaram em três escritoras contemporâneas: 
Julia Quinn, Lisa Kleypas e Madeline Hunter.


Códex dos Caçadores de Sombras

No domingo 13, os fãs de Cassandra Clare ainda puderam conferir o evento de lançamento do livro O Codéx dos Caçadores de Sombras, livro escrito em parceria com Joshua Lewis e publicado pela Galera Record. O evento foi mediado pela Anna, do Pausa para um Café, e nossas Culturadoras Giselle Lupepsa, Liz Sumeragi e Evelin Shamps foram conferir.
A grande sortuda!








O que vem por aí

O mês ainda não acabou, e ainda há outros eventos que acontecerão até o fim do mês. Por exemplo, no dia 26 de abril, acontecerá o Festival Estação Pedreira, que para a felicidade de muitos curitibanos, a famosa Pedreira Paulo Leminski volta a abrir as portas  para ser palco de eventos musicais. Vale muito a pena conferir!

No mesmo dia, acontecerá o Encontro de Tributos para a espera do lançamento do filme A Esperança, último da Trilogia Jogos Vorazes.



Mesmo que esses eventos relatados tenham ocorrido na cidade amada dos 10Culturadores, toda cidade tem sua própria forma de organizar eventos e manifestar a cultura. Acho muito válido divulgarmos esse tipo de evento para valorizarmos os produtores intelectuais do mundo todo e interagirmos com pessoas que possuem o mesmo gosto que nós.

Um comentário:

Giselle disse...

Mês com agenda cheia, deve ser pra compensar os meses que não acontecem nada :)