sexta-feira, 4 de abril de 2014

Resenha: Circo da Noite


Obra escolhida para o Desafio Literário de Março   
Autor: Erin Morgenstern
Editora: Intrínseca
Ano: 2012
páginas: 368
 
Você nunca viu um lugar como esse, ele surge como por encanto, sem ser anunciado. De manhã ele não estava lá, mas ao entardecer, as pessoas da cidade percebem suas tendas listradas de preto e branco, montadas nas cercanias da cidade. Curiosos chegam perto, e no portão de entrada há um aviso informando que abre assim que o sol se põe e fecha logo aos primeiros vestígios da alvorada. Ao lado da entrada, um magnífico relógio, que muda lentamente com o passar dos segundos, com um acrobata lançando ao ar uma bola nova a cada hora. 
Le Cirque de Rêves, Circo dos Sonhos, é diferente de tudo o que seus olhos já viram, tudo dentro dele é preto, branco, tons de cinza e prata, desde as roupas dos artistas, seus acessórios, até o chão que é pintado de preto e branco, contrastando com a grama verde do lado de fora, o cheiro de sidra quente com especiarias indecifráveis, pequenos camundongos de chocolate que não derretem dentro do pacote, as tendas são tantas, que é impossível visitar todas em uma única noite, sendo que a mais alta de todas, dos trapezistas, marca a paisagem sendo visível ao longe. O lugar é um verdadeiro banquete para os sentidos, onde é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, fazer desejos acendendo uma vela que nunca se apagará, presa em uma Árvore dos Desejos, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, todo branco, ficar pasmo ao ver a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou se deixar envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar.
O circo possui uma legião de fiéis seguidores, pessoas que fazem o possível para ir onde o circo estiver, aventura interessante, pois o circo nunca informa onde estará. Na última noite em uma localidade, ele simplesmente vai embora, sem aviso, sem dizer para onde. Ninguém o vê chegar, ninguém o vê partir. Os seguidores, ou reveurs, mantêm uma rede de contato, por meio de cartas e telegramas, para poderem avisar onde o circo se instala. O “fundador” honorífico desse grupo, Friederick Thiessen, é o relojoeiro que fez a maravilha que fica nos portões do circo, mas nem ele sabe nada dos mistérios do lugar, é apenas um apaixonado pelo circo.
A história se passa em meados do século XIX e para nós, leitores do século XXI, em um primeiro momento, parece uma história que envolve vampiros. Mas a história envolve outro tipo de mistério, magia de verdade! O circo é apenas um palco, um cenário para uma terrível competição da qual os competidores não sabem nada das regras nem conhecem seu oponente, um jogo que envolve mágica verdadeira e só termina com a morte. Para aqueles que possam achar que esse é um grande spoiler, digo que essa diga fica logo na orelha do livro. Os competidores, Marcos e Celia, foram preparados desde pequenos para saírem vitoriosos. 
Circo da Noite é o romance de estreia de Erin Morgenstern e fico me perguntando se ela escreveu mais coisas, pois é apaixonante sua forma de escrever. Alguns podem considerar confuso, pois a autora não segue exatamente uma ordem cronológica, passando de uma cena a outra no próximo capítulo, porém se o leitor insistir, será recompensado. É uma história de magia, amor, mistério e sobre a forma como podemos mudar nosso destino, mesmo contra forças maiores envolvidas. Sendo honesta, algumas pessoas consideraram o final decepcionante, entretanto, eu achei apropriado. 
O personagem principal do livro é o próprio circo e por isso gostei muito, de tudo até do final... aliás... não gostei, porque queria que a mágica realmente existisse e fosse possível ser uma “história sem fim”, em que eu pudesse voltar sempre ao livro e acompanhar o circo, onde ele estivesse! O circo chega sem aviso... e vai embora deixando saudade, vontade de andar novamente entre suas tendas pretas e brancas, seu cheiro de maçã caramelada, suas estrelas prateadas!

Um comentário:

Giselle disse...

Adorei a resenha, agora fiquei curiosa pra ler esse livro e minha lista já está imensa ;)