segunda-feira, 31 de março de 2014

Personalidade do Mês: Dr. Seuss

E chegamos ao fim de mais um mês, e por isso estamos aqui com mais uma grande personalidade para vocês. O aniversariante do mês de março foi uma escolha muito pessoal. Sou apaixonada por muitas de suas obras, mas não muito conhecidas por bandas brasileiras, mas nossas crianças estão tendo algum contato devido às versões cinematográficas.

Nossa personalidade, nasceu em 2 de março de 1904, em Springfield  (Massachusetts), mas não é da família Simpsons, mas sim Theodor Seuss Geissel.

Quem?

Para quem não o conhece, Ted, para os mais íntimos, é responsável pelas obras que vimos rolar no cinema, como O Gato, Grinch, Lorax, e Horton e o mundo dos quem… Mas antes de eles virarem filmes, eram livros infantis! Pois é, e muito lidos entre todas as crianças do hemisfério Norte… Inclusive, muitas dessas obras foram desenhadas por ele mesmo!

Justamente por suas obras não serem tão conhecidas por nós, brasileiros, e também por que a vida desse escritor e cartunista norte-americano é cheia curiosidades resolvi trazê-lo à lembrança no ano em que ele completaria 110 anos.

Selo Comemorativo dos 100 anos
Seuss estudou na Faculdade de Darthmouth e lá iniciou sua carreira como editor chefe da Revista Jack-O-Lantern – produzida pela própria Universidade. Devido a um pequeno deslize, Seuss foi expulso da equipe da revista, mas continuou contribuindo sob um pseudônimo: Seuss. A adição do título "doutor" veio um pouco depois, devido ao desejo de seu pai querer que ele estudasse Medicina, e também alegando dar um pouco mais de credibilidade ao seu trabalho.

O fato de eu gostar tanto dos livros de Dr. Seuss é que ele foge um pouco do padrão fábulas infantis, com seus finais moralistas. Ele traz um viés também político e social, e para época dele era um tanto quanto controverso (O Lorax e Horton no mundo dos Quem são exemplos).

A pronúncia do nome é mais parecido com Soice (rimando com foice)... Falando em rimas e jogos de palavras, ele gostava muito disso. Por exemplo, Gato do Chapéu (The cat in the hat) foi escrito usando 220 palavras do vocábulo mais utilizado pelas crianças, e o livro Ovos verdes e presunto (Green eggs and ham) foi escrito com 50 palavras, devido a uma aposta - e tornou-se o livro mais vendido.

Apesar de Seuss escrever muitos livros pensando no público infantil, ele mesmo nunca teve filhos, mesmo tendo casado duas vezes. Certa vez ele afirmou: "Vocês os têm, eu os divirto!". Sua esposa ainda foi mais longe dizendo que Seuss tinha medo das crianças e da espontaneidade delas...

Seuss ganhou vários prêmios, entre eles: 2 Academy Awards, 2 Emmy, um Pulitzer, prêmio Laura Ingalls Wilder* e o prêmio Peabody**.

Neste site há vários vídeos de propagandas com desenhos dele, entre outras curiosidades (em inglês).
Veja AQUI algumas frases famosas (ou deveriam ser) tiradas dos livros de Dr. Seuss.


* É um prêmio concedido pela Associação Americana da Biblioteca aos escritores ou aos ilustradores de livros infantis publicados nos EUA e que tiveram contribuições substanciais e duráveis à literatura infantil.
** Prêmio que reconhece a qualidade nos meios eletrônicos, incluindo, rádio, televisão e TV paga.


REFERÊNCIAS
Things you didn't know about Dr. Seuss

Little known facts about Dr. Seuss

Nenhum comentário: