domingo, 2 de fevereiro de 2014

Resenha: A Tormenta de Espadas


Obra escolhida para o Desafio Literário de Janeiro

Autor: George R. R. Martin 
Editora: LeYa Brasil
Ano: 2011
páginas: 840




Tormenta de Espadas é o terceiro e o mais extenso volume até agora das “Crônicas de Gelo e Fogo” com novos pontos de vistas como Jaime Lannister e Sammuel Tarly, e claro com muitas mortes e reviravoltas.

Se você pensa que sabe para qual caminho a história seguirá, não, você não sabe. A narrativa é mais rápida, com muita ação e também envolvente, a cada página queremos mais, sempre seguido da interjeição: “E agora, o que vai acontecer?”. Muitos porquês deixados para nós, os leitores, nos últimos volumes foram explicados nesta edição: quem matou Jon Arryn, quem tentou matar Bran Stark, porque Jaime matou Aerys, quem são os passarinhos da Aranha, inclusive uma suposta mãe para Jon Snow e claro, como se joga o jogo dos tronos.
O ponto negativo foi para Arya Stark, que ao longo do livro me pareceu andar em círculos, pontos positivos para Jaime Lannister, e agora sabemos o quanto é ácido e divertido seu humor. Não teria como encerrar a resenha sem falar do casamento vermelho. Confesso que ao ler eu já sabia, mas temo que fãs despreparados ficarão chocados, aprendi também que os casamentos de Martin são perigosos. Estou realmente contente com o autor por sair do clichê e deixar cabeças rolarem sem piedade, mostrando como uma possível guerra de época funcionaria além de mostrar que cada personagem não é nem bom e nem totalmente mau.

Um comentário:

Tathyana Zimmermann Fernandes disse...

Milena
Adorei sua resenha. Eu sou muito fã dessa série e espero ansiosa pelo volume 6.
E concordo, a Arya realmente parece perdida, sem saber (e sem ter) para onde ir.