sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Resenha: O Clã dos Magos - livro 1


Obra escolhida para o Desafio Literário de Janeiro  
Autor: Trudi Canavan
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012
páginas: 446





Sonea é uma garota simples e marginalizada, apesar de jovem, já tem seu coração endurecido pelas consequências da pobreza. Ela vivia com seus tios em uma hospedaria, mas a Guarda Real os expulsou para as favelas. Todos os anos, com a aproximação do inverno, os magos de Imardin reúnem-se para purificar as ruas da cidade dos pedintes, criminosos e vagabundos e ninguém pode impedi-los, pois seu escudo protetor impede qualquer reação do povo... Impedia... foi o que aconteceu quando Sonea se reencontrou com antigos amigos de estripulias, hoje rebeldes, para provocar e afrontar os magos quando iniciavam sua “varredura”. Todos os rebeldes lançaram pedras sem efeito nos magos, menos uma: a pedra de Sonea, que não só passou pelo escudo dos magos provocando uma grande luz azul, como acertou em cheio um dos magos, deixando-o inconsciente. Como isso foi possível? Magos, Sonea e seus amigos fazem a mesma pergunta. Com medo da represália dos Magos e até mesmo de morrer, Sonea se esconde dos magos, que querem a todo o custo descobrir a origem de seu poder e ajudá-la a utilizar. E agora? Será que os magos realmente querem ajudá-la?
Os amigos rebeldes de Sonea tentam escondê-la do Clã dos Magos, que chegaram a oferecer uma boa recompensa. Por entre becos, vielas e esconderijos subterrâneos, Sonea e seus amigos têm se embrenhado na tentativa de escapar ilesos. Sonea está descobrindo seus poderes, inclusive conseguiu salvar-se e a seus amigos de caçadores de recompensas, mesmo não sabendo ainda do que realmente é capaz. Por outro lado, o Clã não é de um todo ruim como eu imaginava, mesmo preocupados com o surgimento de uma selvagem com poderes, dois magos - Rothen e Dannyl - procuram Sonea com o objetivo de serem seus tutores e de treiná-la, mas magos não tão bacanas, como Fergun (que por acaso foi atingido pela pedra de  Sonea), também quer a guarda, mas com algum outro objetivo ainda obscuro...
Os magos enfim conseguem capturar Sonea, pois seus poderes estavam saindo tanto do controle, que ao menor gesto, conseguia destruir quarteirões! Já no Clã, Lorde Rothen começa a ter contato com Sonea, completamente irada com os magos por toda sua postura perante os favelados de Irmaldin. Aos poucos, Rothen começa a mostrar para Sonea que os magos não são tudo o que ela imagina e tenta a convencer a se associar ao clã para desenvolver seus poderes. Sonea está decidida a voltar para a favela, mesmo sabendo que seus poderes seriam bloqueados para sempre. Eis que surge a maldade em formato de Lorde Fergun, que captura o melhor amigo de Sonea, Cery, com o objetivo de chantageá-la a ficar no clã e posteriormente traí-los. Sonea resolve ficar por conta da chantagem e escolhe Fergun como guardião, para espanto de Rothen, mas o Lorde Supremo (por mais que tenha salvo Cery e Sonea de Fergun, tem segredos muito obscuros) descobre o cativeiro de Cery e todos ficam sabendo da farsa.
O livro termina com o aceite de Sonea para entrar no Clã, mas desta vez com o objetivo de se tornar uma maga de cura para ajudar seus companheiros favelados, mas também para se proteger do segredo que tem com o Lorde Administrador, Lorlen, quando este leu sua mente para descobrir as atrocidades de Fergun. Sonea viu o Lorde Supremo, Akkarin, todo sujo de sangue, como se tivesse matado algo ou alguém... como é muito poderoso e o que provavelmente fez seja errado, Sonea, Lorlen, Rothen e Dannyl terão que se preparar para enfrentá-lo... veremos no próximo livro! 

Adorei!

Um comentário:

Unknown disse...

O Clã dos Magos foi meu livro escolhido para o Desafio de janeiro. Mas minha classificação não é tão favorável.
Achei o livro enrolado e maçante em alguns pontos principalmente as mais de 80 paginas em que ela é perseguida, essas podiam ter sido eletrizantes e no entanto foram enfadonhas.
Tenho de dar a autora o credito pela elaboração do "Clã", este é completo, com detalhes de hierarquia e personagens conflitantes (se um dia ler o próximo será apenas para ver como as pessoas do Clã interagem).
Para ser franca tive de fazer um esforço para terminar de lê-lo e não pretendo ler o segundo e terceiro...