quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Desafio Literário Fevereiro 2014 - Romance Policial


Queridos leitores,

Passamos da metade do mês de fevereiro e estamos ansiosos para ler as resenhas de tantos mistérios. Para prepararmos o campo para as resenhas deste Desafio, trazemos a vocês uma breve descrição deste gênero literário tão famoso, importante e que sempre atraiu as mentes mais curiosas.

Para Todorov (em As estruturas narrativas), "O romance policial tem suas normas: fazer 'melhor' do que elas pedem é ao mesmo tempo fazer 'pior'; quem quer 'embelezar' o romance policial faz 'literatura', não romance policial".

Como característica mais básica, o romance policial contém uma narrativa que apresenta algum mistério e/ou enigma, ou ainda um crime, para, então, no desenrolar da trama ir-se clareando os fatos a partir de uma investigação minuciosa, revelando o criminoso, o fato ou a pessoa misteriosos. Nesse tipo do gênero literário, o foco principal é o processo de revelação do mistério, o que fica a cargo de um detetive particular ou membro da polícia, que se envolve de corpo e alma e o participante mais ativo, conseguindo esclarecer o crime graças à sua coragem, inteligência e todo o poder de dedução. Todo o fato misterioso em si, é o clímax do enredo.

Segundo Clelia Pires, em quase toda narrativa policial haverá um crime e alguém disposto a desvendá-lo, mas nem toda narrativa em que há tais elementos pode ser considerada policial. "Isto porque além da necessidade de um crime, é preciso também uma forma de articular a narrativa, de estabelecer a relação do detetive com o crime e com a narração."

No estudo da mestranda Clélia Pires, ela trata da classificação de algumas narrativas policiais, sendo percebidas normas e, uma obra, para ser considerada como tal, precisa se adaptar a um mínimo das regras do gênero.

Como quase todo gênero literário, o romance policial também pode ser dividido em alguns estilos mais específicos, como veremos a seguir (os autores citados estão lincados com o site do Skoob, para conhecerem as obras de cada um deles):

Whodunnit – é o estilo em que haverá vários suspeitos e o mistério será desvendado somente no final. Agatha Christie ficou muito famosa por escrever neste estilo, podemos citar também Edgar Allan Poe e Arthur Conan Doyle.
 
Noir – este é o estilo em que os detetives são apresentados de uma forma mais humana (comem, bebem, fumam, se metem em encrencas etc.) ou policiais decadentes com algum passado sujo, bem como por criminosos mequetrefes. O enredo é um pouco mais complexo, e o ambiente é mais sombrio. Há também outras histórias ocorrendo paralelamente à trama principal. Principal escritor é Dashiell Hammett, de o Falcão Maltês.

Thrillers jurídicos – além do papel da polícia, conta também como protagonistas pessoas da justiça (advogados, promotores, juízes), isto é, personagens que procurarão provar a inocência ou culpa do suposto suspeito a todo custo. O escritor mais famoso neste estilo é Erle Stanley Gardner. Os norte-americanos John Grisham, Scott Turow e John Hart são atualmente alguns dos mais influentes autores de thrillers jurídicos.

Thrillers médicos – como o nome diz, o protagonista destas histórias são médicos que utilização dos conhecimentos para combater problemas que envolvem a saúde. Michael Palmer é um dos representantes dessa escrita.

Espionagem – este estilo envolve, geralmente, investigações de grandes criminosos internacionais, mafiosos, crimes diplomáticos, entre outros. O criador de James Bond, Ian Fleming é o mais conhecido nesse estilo.

Há um blog somente sobre romances policiais que vale a pena conferir também para dicas de leituras: http://www.romancespoliciais.com.br/


MOISÉS, Massaud. Tipos de romance. in: ______. A criação literária. São Paulo: Melhoramentos, 1973, p. 293-295.

PIRES, Cleia Simeão. A tipologia do romance policial. Disponível em: http://www.letras.ufrj.br/ciencialit/garrafa5/6.html

SÉRGIO, Ricardo. Teoria literária. O romance policial. In: Recanto das Letras. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/3901137






Nenhum comentário: