quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Retrospectiva Literária 2013 - parte 1

colaboração de Liz Sumeragi
Povo, essas são (algumas das) minhas leituras de 2013. Gostaria de ter lido mais, e podia ter lido mais, mas passei o começo do ano enrolada com a comissão de formatura (e foi tudo muito lindo e valeu a pena). Todos esses da foto são meus. Acrescento à pilha "meus" o Como eu Era Antes de Você e Serena, que estão emprestados, e The Vampire Archives (Vol. 01 - Bloodsucker) e Revolução dos Bichos que esqueci de colocar na foto.
Empréstimos que fiz durante o ano que não estão na pilha por razões óbvias:
É Agora ou Nunca - Marian Keyes; Imaginário Mundo Real - Layanna Aquino; A Season of Eden - Jennifer Laurens; Troquei meus Destino por Qualquer Acaso - Dóris Fleury; Eu Sei o que Você Está Pensando - John Verdon; Starters - Lissa Price; Desastre - S. G. Browne; Exclusivo (Vol. 01) - Kate Bri
an; A Maldição do Tigre - Colleen Houck; A Canção do Súcubo - Richelle Mead; Outono de Sonhos - Adriana Brazil; Para Sempre - Alyson Nöel; Charlotte Street - Danny Wallace; O Incrível Livro de Hipnotismo de Molly Moon - Georgia Byng; Barba Ensopada de Sangue - Daniel Galera; Canibais: Paixão e Morte na Rua do Arvoredo - David Coimbra; Cuco - Julia Crouch; Estilhaça-me - Tehereh Mafi.

E e-books, que não estão na foto pelo mesmo motivo:
Running Man - Stephen King; To Have a Human - Amber Kell; To Catch a Croc - Amber Kell; Jacob's Ladder - Z. A. Maxfield; The Book of Daniel - Z. A. Maxfield; Unexpected Mate - Toni Griffin; Protective Mate - Toni Griffin; Determinated Mate - Toni Griffin; Forbidden Mate - Toni Griffin; Last of Summer Tomatoes - Sherrie Henry; O Velho e o Mar - Ernest Hemmingway; What to Buy the Shadowhunter Who Has Everything (And You're Not Really Dating Anyway) - Cassandra Clare; Beloved Fate - Stormy Glenn; Hard as Stone - Rory Ni Coileain; Gale Force - rory Ni Coileain; e Deep Plunge - Rory Ni Colieiain.
TOP Melhores

Como eu era antes de você

Sinopse: O livro conta a história de Lou, uma mulher sem ambição que mora com os pais, a irmã – mãe solteira –, o sobrinho e um avô, que necessita de cuidados especiais após sofrer um derrame. Também conta a história de Will, um homem rico, inteligente, e de mal com a vida.
A história dos dois começa quando o café em que Lou trabalha fecha. O (pouco) dinheiro que ela ganhava trabalhando lá ajudava nas despesas da casa. Então, após procurar outros empregos, acaba sendo aceita como cuidadora temporária de Will, que antes esportista e ativo, ficou tetraplégico após um acidente de moto. Will é inicialmente ranzinza e desconta toda sua amargura em Lou. Porém, a delicadeza e gentileza com que Lou trata Will consegue lentamente romper as barreiras. Até que Lou descobre por que foi contratada por apenas seis meses. Lou, então, começa uma corrida contra o tempo para tentar reescrever o final da história dos dois.
Antes de qualquer coisa vou dizer: esse livro não tem um final feliz. Ele tem um final realístico. As pessoas nele e as atitudes que elas tomam são reais. Eu, na situação do Will, faria o que ele fez. E no lugar da Lou também agiria como ela. Recomendo esse livro especialmente por isso. Ele faz você refletir sobre sua vida, fazendo mudarmos o modo de pensar.

As vantagens de ser invisível

Sinopse: Contado em forma de cartas destinadas a alguém desconhecido (próprio leitor, alguns presumem. Ao próprio Charlie, outros dizem). O livro narra a história de Charlie, desde o primeiro dia no colégio novo.  Os novos amigos, as primeiras decepções, os problemas familiares que surgem lá pelas tantas. Também os primeiros encontros amorosos, as festas loucas. O autor foi mestre ao lidar com todas as emoções e lembranças pelas quais Charlie passou naquela fatia de sua vida.

Esse livro é difícil de traduzir em palavras. Seja em uma sinopse, seja em uma resenha. É uma leitura super-rápida e fácil, mas nem por isso deixa de ser denso e elaborado.  Esse é mais um livro que recomendo pela reflexão que ele propõe. Pelas lembranças boas e ruins que ele nos evoca, e por conseguir fazer a gente lembrar e querer novamente se sentir infinito.

Precisamos falar sobre o Kevin

Eva Khatchadourian relata, através de cartas para o marido dela, toda a história de vida dela, desde o casamento até o nascimento dos dois filhos e a falta de um vínculo que ela possuí com seu  filho mais velho, Kevin. Nessas mesmas cartas, ela procura entender o que levou Kevin a matar colegas de escola, entender ela mesma e a relação entre mãe e filho.

Um livro denso. Bem escrito e reflexivo.  Mais um livro pra pensar, mas, dessa vez, na violência que permeia o mundo, na dor que algumas ações causam, e no perdão.

Deixa ela Entrar

Sinopse: O livro é centrado principalmente em Oskar, um menino de 12 anos, solitário e atormentado pelos colegas de escola. Ele coleciona recortes de jornais sobre serial killers e planeja sua vingança. E Eli, uma garota que acabou de se mudar para o conjunto em que Oskar mora e os dois acabam por criar laços profundos de amizade. O que Oskar não sabe é que Eli é um vampiro e precisa de sangue humano para sobreviver.
Um dos melhores livros de vampiros que tive o prazer de ler. Os personagens são bem fundamentados, a história bem escrita e o final surpreendente.

Sashenka

Sinopse: Sashenka é um livro dividido em três partes. Num primeiro momento, conhecemos a protagonista, Sashenka Zeitlin, 16 anos, burguesa e intimamente envolvida com o início da revolução que cairia sobre a Rússia em 1917. No segundo ato, Sashenka, já casada com alguém importante do escalão bolshevique e com filhos, continua como figura importante no mundo pós-revolução. Até ela ser apontada como traidora e ser oferecida uma escolha. Na terceira parte, conhecemos uma jovem jornalista que é contratada por uma senhora rica para para que esta possa conhecer suas origens.
Esse é um livro super bem enredado, a história muito bem fundamentada e extremamente recomendado para fãs de romances históricos.

TOP Piores

Inverno das Fadas

Sinopse: Sophia é uma fada amante. Uma mulher que inspira e inspirou dezenas de autores, músicos, atores. Depois de sua magia, sua essência se afasta deles, então eles não aguentam a solidão e se matam. Sophia carrega cada uma das marcas daqueles que foram tocados por ela em seu corpo. Um dia, ela ouve um rapaz chamar por ela, e contra todos os seus instintos, ela se apaixona por ele.
Algum dia eu tento voltar pra esse livro, porque, olha, dessa vez não deu. Abandonei-o lá pelas tantas quando a autora dá a entender que Sophia foi a responsável pela morte do Heath Ledger, mas sem citar nomes (“E, nos últimos anos, um belo ator hollywoodiano sucumbira ao fato de não mais a ter como inspiração para o filme mais sombrio que realizaria. O sorriso macabro do personagem estava marcado na recente linha no braço direito da garota.”) Pois é. Não deu mais...

Outono de Sonhos

Sinopse: Helen vem de uma família tradicional e religiosa. Ela consegue realizar o sonho de entrar para a faculdade de letras na UFSC. Lá ela faz vários amigos e se dá bem nas matérias. E a menina sabe escrever. Um dia o editor do jornal da faculdade pede a ela que continue um romance que fazia muito sucesso no jornal da faculdade. Depois de muito pensar ela aceita. Então ela começa a ler o que o antecessor dela escreveu para pegar o ‘feeling’ da história. E quanto mais ela lê, mais ela se apaixona por ele, mesmo sem nunca tê-lo visto. E ela pede pros amigos do antecessor dele para conhecê-lo. A partir daí começa um jogo de gato e rato entre os autores, passado e presente. Ele começa a perseguir o perfil do facebook dela e a ligar para ela, mas sem nunca marcar um encontro. Até que um dia ele aceita conhecê-la. E ela descobre a terrível verdade que o fez abandonar a faculdade. Ela ainda está apaixonada pelo garoto e fará de tudo para ficar com ele. Até mesmo convencer o próprio garoto de que ele é o homem certo pra ela.

Esse livro me ganhou pelo sumário, mas me perdeu no primeiro capítulo. Helen é uma garota de 19 anos, que tem carteira de motorista e dinheiro pra comprar um carro. E ainda assim ela pede permissão para os pais para comprar o maldito do carro. Enfim. Continuei lendo. Todo mundo no livro é muito lindo. O céu sempre é lindo, as músicas sempre são lindas, todos os personagens são lindos (essa palavra é super utilizada no livro), mas beleza, continuemos lendo. Quando ela conhece o Andrew, quase joguei o livro pro alto e o abandonei. O garoto é lindo e inteligente. E tem câncer. A autora 'me' diz que ele tem o cheiro de flores primaveris. O amor é cego, isso a gente já sabe. Mas, aparentemente, tem deficiência olfativa também. Mas o que fez eu desistir de ler todas as continuações da série foi o fato de Andrew pedir Helen em namoro, ela aceitar, mas dizer que o namoro deles somente vale se os pais dela deixarem. Porém, o pai dela, a princípio, diz que não aceita porque o menino tem câncer e não vai poder dar filhos a ela. E ela diz que tem fé e Deus vai dar filhos a ela. Enfim... Leiam por própria conta e risco.

A Season of Eden

Sinopse: Conheçam Eden. Eden mora com o pai rico e a madrasta. Ela estuda numa das melhores escolas que a Califórnia tem a oferecer. Ela é a típica Queen bee: loira, linda, magra. Cruel. Ela também é terrivelmente apaixonada pelo novo professor de coral dela, e fará de tudo pra ficar com ele.
Li esse livro porque gostei da sinopse (que não, não é a que eu escrevi acima). Achei interessante a ideia de um romance de uma aluna de high school com o professor recém-formado. Ledo engano. Eden é uma das piores personagens femininas que li ultimamente.  Ela é terrivelmente indecisa.  Ela quer o professor. Ela se acha muito puta pra pureza dele e se afasta. Ele quer conhecê-la melhor e vê-la crescer como pessoa. Ela quer que ele transe com ela na igreja que ele frequenta. Ela quer ser uma pessoa melhor pra ele. Mas só na fachada. Não recomendo, porque achei a história de Eden (e ela, e o professor e todos os demais personagens) muito superficial. Na época em que li o livro comparei a personagem com uma mistura cruel de Elena Gilbert e perseguição de Edward Cullen (só faltou ela entrar no quarto do professor pra observá-lo dormir).  E porque a história dela não acrescenta nada.
 

Nenhum comentário: